A partir de 2023, a CRF 1100L Africa Twin com câmbio DCT passa a ser fabricada na Zona Franca de Manaus. Assim, o Brasil torna-se o primeiro país além do Japão a produzir motocicletas com essa tecnologia exclusiva. A mudança proporcionará mais agilidade na disponibilidade, mantendo toda qualidade e confiabilidade da marca já reconhecidos pelo mercado.
De Manaus até seu destino, toda Africa Twin viaja em caixas. E se esse caminho se transformasse numa aventura? Convidamos 4 influenciadores para uma expedição que começa no coração da Floresta Amazônica e promete muitas descobertas ao longo do caminho.
CRF 1100L Africa Twin MT
CRF 1100L Africa Twin DCT
Preto Fosco
Branco Perolizado
A CRF 1100L Africa Twin oferece em todas as suas versões um total de seis modos de pilotagem, permitindo ao piloto configurar a motocicleta para qualquer tipo de viagem e terreno. As configurações atuam diretamente e de formas diferentes na potência, no freio motor, no ABS e na configuração do G-switch, para otimizar a experiência de pilotagem. Descubra como cada modo de pilotagem atua na performance da motocicleta.
O Modo de pilotagem TOUR é mais esportivo e com maior estabilidade. É adequado para se obter uma melhor aceleração ao pilotar com garupa ou com bagagem. Essa configuração emprega o mais alto nível de potência (1), para oferecer estabilidade e força na pilotagem com carga extra, além de aplicar o freio motor em nível médio (2). Nesse modo, o freio ABS é ativado na configuração “ON-ROAD”, e a opção de desligar o ABS traseiro fica desabilitada.
O Modo de pilotagem Urban é mais versátil e atende a várias necessidades de condução. É indicado não só para percursos urbanos, mas também para quando não há garupa ou bagagem. Essa configuração emprega um nível médio de controle da potência (2), além de aplicar o freio motor em nível médio (2), para oferecer uma pilotagem equilibrada. Nesse modo, o freio ABS é ativado na configuração “ON-ROAD”, e a opção de desligar o ABS traseiro fica desabilitada.
O Modo de pilotagem Gravel é mais preciso e foi pensado para dar segurança e para reduzir a derrapagem em estradas escorregadias. Indicado para estradas de terra plana com camada fina de poeira ou areia. Essa configuração emprega um alto nível de controle de potência (4), além de aplicar o freio motor em nível baixo (3), para oferecer uma pilotagem segura e confortável. Nesse modo, o freio ABS é ativado na configuração “OFF-ROAD”, e a opção de desligar o ABS traseiro fica desabilitada.
Os modos de pilotagem USER 1 & 2 permitem ao piloto personalizar individualmente as características da motocicleta de acordo com as suas preferências. As configurações personalizadas são salvas para serem ativadas a qualquer momento. Ambos os modos oferecem ao piloto a opção de definir o nível de potência, o freio motor e a atuação do ABS, além de outras configurações, como a ativação do G-Switch (em modelos DCT).
O Modo de pilotagem OFF-ROAD proporciona a maximização total da capacidade off-road, com melhor performance dos pneus no solo. Ideal para os pilotos que gostam de desfrutar a prática da pilotagem off-road ou de encarar estradas irregulares. Essa configuração emprega um nível médio de controle de potência (3), além de aplicar o freio motor em nível baixo (3), para oferecer uma pilotagem forte e mais solta. Nesse modo, o freio ABS é ativado na configuração “OFF-ROAD”, e a opção de desligar o ABS traseiro fica habilitada para um controle maior do piloto.
Ao longo das curvas, o Cornering ABS aplica a força de frenagem ideal na roda, considerando o ângulo de inclinação dos sensores de medição inercial – (IMU), a desaceleração da moto e a taxa de deslizamento das rodas dianteira e traseira. Além disso, essa funcionalidade auxilia a frenagem em superfícies inclinadas, melhorando a pilotagem e trazendo mais segurança ao piloto.
Conectado ao módulo do IMU, o Wheelie Control é uma tecnologia de segurança que intervém e controla situações em que a roda perde contato com o solo, monitorando a intensidade da aceleração e modulando o torque para manter a roda sempre em contato com o solo. Para um controle mais preciso do piloto, o Wheelie Control oferece, além da opção “desligado”, três níveis de atuação, onde o nível 1 é o mais atuante e o nível 3 é o menos atuante.
O sistema Emergency Stop Signal (ESS) é uma tecnologia de prevenção de colisões traseiras, já adotada em automóveis de luxo, que também equipa todas as motocicletas de alta cilindrada da Honda. No caso de uma frenagem brusca, o sistema aciona automaticamente o pisca-alerta, fazendo as setas traseiras piscarem para alertar os veículos que estão atrás e ajudando a prevenir acidentes.
Projetada para a máxima performance em qualquer terreno, a CRF 1100L Africa Twin é equipada com rodas raiadas de aro 21” na dianteira e 18" na traseira, e pneus on-off para maior capacidade dentro e fora da estrada.
A suspensão dianteira invertida tem um diâmetro de 45mm e 230mm de curso, e a suspensão traseira conta com 220mm para a máxima performance. Ambas têm pré-carga ajustável.
A CRF 1100L Africa Twin está entre as motos mais leves da categoria, tendo quadro e subchassi fabricados em aço e alumínio, respectivamente.
O conjunto de freios ABS da CRF 1100L Africa Twin 2023 é integrado ao sistema IMU (Inertial Management Unit) e atua conforme os sensores de velocidade das rodas e os sensores que monitoram os seis eixos da moto big trail. O sistema ABS oferece a opção de desligar, para uma pilotagem de alto nível, e dois modos separados de acionamento para conduções on-road e off-road, que trabalham integrados com os modos de pilotagem predefinidos para um melhor desempenho de frenagem em qualquer circunstância, mesmo em superfícies de pouca aderência.
O motor bicilíndrico da CRF 1100L Africa Twin possui 1.084 cm³, entregando 99,3 cv de potência e torque de 10,5 kgf.m que, em conjunto com a sua estrutura leve e esguia, proporciona uma pilotagem ágil e um ótimo controle da aceleração; e junto da potência fazem um conjunto excelente tanto para os trajetos em estradas sinuosas quanto para o off-road.
Para quem gosta de estar mecanicamente conectado à sua moto, a transmissão manual de seis velocidades está disponível tanto na CRF 1100L Africa Twin quanto na CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports.
A entrega de torque e de potência é feita com precisão, devido à tecnologia do acelerador eletrônico TBW (Throttle by Wire), que faz uma leitura minuciosa da intensidade da aceleração aplicada pelo piloto, trazendo uma resposta imediata do motor.
Para assegurar um estilo único e melhorar a segurança, o sistema de iluminação é completamente em LED. Além dos faróis duplos, o sistema é composto por luzes diurnas (DRL) para melhor visibilidade em qualquer hora do dia e por indicadores de direção com aviso de parada de emergência (ESS) e auto cancelamento.
Para manter as informações de pilotagem sempre à vista, mesmo quando se utiliza a tela principal para outras funções como o GPS, por exemplo, o console conta com uma tela auxiliar para as informações de velocidade, marcha engatada e luzes-espia.
O painel de instrumentos TFT de 6,5 polegadas, com tela sensível ao toque mesmo com luvas (touchscreen). Nele, é possível o acesso a todas as informações sobre a condução e a seleção de opções para pilotagem que a motocicleta oferece e possui integração com Apple CarPlar e Android Auto®.
O Apple CarPlar e o Android Auto® integram seu iPhone ou dispositivo Android à motocicleta, dando acesso a comandos e aplicativos diretamente no painel principal. Assim, você pode acessar seu telefone, aplicativos de mapas, música, mensagens e muito mais, de maneira simples e segura.
O sistema Cruise Control funciona como um "piloto automático", permitindo ao piloto escolher uma velocidade a ser mantida sem o acionamento da manopla do acelerador. Para o modelo manual (MT), a velocidade definida acompanhará a marcha engatada. Já nos modelos com dupla embreagem (DCT), o sistema faz as alterações devidas.
Especificações/Ficha Técnica
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